SERVISIS_GRH

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS


A Gestão dos Recursos Humanos enquadra actualmente outro tipo de exigências que emergem da competitividade dos mercados.

É por isso que as organizações optam por focar a sua gestão nas pessoas, seu bem mais valioso, dotando os gestores dos meios e da informação necessários à tomada de decisões.

É neste contexto que surge o GESVENGRH, uma aplicação orientada para a Gestão com os Recursos Humanos, apostada na capacidade de criar valor, afinal um dos factores de subsistência das empresas.

De construção modular e de fácil utilização, pretendemos responder às exigências do gestor. Não há soluções científicas para a gestão das pessoas, o que há são instrumentos mais ou menos adequados à cultura de cada empresa, e é essa a aposta que o GESVENGRH faz.

GESTÃO DE FORMAÇÃO

A aquisição de competências é cada vez mais um requisito fundamental para a sobrevivência das organizações, sob pena de rapidamente perderem competitividade.

A incerteza do amanhã leva as empresas a preocuparem-se com os seus Recursos Humanos e a componente formação, adquire papel estratégico de tal forma importante, que este aspecto se encontra de forma imperativa previsto no Código do Trabalho.

Está pois prevista neste módulo, para além do registo curricular das acções de formação de cada colaborador, uma gestão detalhada dos aspectos relacionados com a Formação Profissional, nomeadamente na caracterização das diferentes acções de formação, do controlo de custos, dos participantes e dos monitores.

A riqueza do módulo reside na capacidade de planear, simular e gerir a formação garantindo a interacção com outras áreas da aplicação.

Abrange no seu tratamento todos os colaboradores da organização, independentemente do seu vínculo, fornecendo os elementos necessários à análise estatística e tratamento administrativo da informação.

Este módulo disponibiliza duas componentes:

- Uma componente dirigida à utilização pelo Departamento de Formação propriamente dito.

- Uma componente dirigida à utilização por todo o universo de colaboradores da empresa, componente essa disponibilizada em ambiente Intranet e como tal incluída no módulo de Self-Service, caso este se encontre instalado.

Neste caso existem duas visões:

- Visão do colaborador:

- Vê Cursos/Módulos disponíveis, podendo visualizar os respectivos Programas e Temas

- Vê Áreas de Formação disponíveis,

- Inscreve-se para a participação em Cursos/Módulos e/ou Áreas do seu interesse,

- Acompanha o processo de autorização,

- Consulta o seu cadastro de Formação,

- Consulta os seus acumulados de horas de Formação, quer como formando (3 anos) quer com formador.

- Visão da Chefia:

- Consulta dados de Formação de colaboradores,

- Inscreve colaboradores, e a si própria, para a participação em Acções de Formação,

- Autoriza a participação, dentro das competências que tiver e debaixo de controlo do Workflow de autorizações que vier a ser definido,

- Consulta dados de síntese (acumulados) por centro de custo.

GESTÂO DE COMPETÊNCIAS

Pretende-se com este módulo possibilitar a gestão quer da definição das competências inerentes a cada Categoria e/ou Função e/ou Posição (posto de trabalho) quer das competências de cada colaborador e permitir a sua comparação detectando lacunas ou desfasamentos entre elas.

Assim, passarão a constar nos Dados de cada colaborador as competências por ele detidas.

Para as Categorias e/ou Funções e/ou Posições (posto de trabalho) poderão ser definidas as competências requeridas.

Este módulo disponibiliza duas componentes:

- Uma componente dirigida à utilização pela Direcção de Recursos Humanos.

- Uma componente dirigida à utilização por todo o universo de colaboradores da empresa, componente essa disponibilizada em ambiente Intranet e como tal incluída no módulo de Self-Service, caso este se encontre instalado.

Neste caso existem duas visões:

- Visão do colaborador:

- Consulta as competências requeridas para cada Categoria e/ou Função e/ou Posição (posto de trabalho)

- Actualiza os dados das suas competências para posterior validação pela DRH.

- Visão da Chefia:

- Consulta as competências requeridas para cada Categoria e/ou Função e/ou Posição (posto de trabalho)

- Consulta os dados das competências dos seus colaboradores podendo, se a isso estiver autorizado, actualizar alguns desses dados.

GESTÂO DE DESEMPENHO

As exigências do mercado cada vez mais competitivo implicam a escolha dos melhores profissionais para as funções específicas de cada organização, níveis de motivação e padrões de desempenho elevados.

A selecção e utilização de um sistema de avaliação que permita responder com eficácia a estes pressupostos deve ser cuidadosamente observada.

Nesse sentido o módulo de Gestão de Desempenho não se limita ao registo dos objectivos e a identificar as actividades chave de cada colaborador como aliás é comum encontrar-se na generalidade dos modelos.

Procura auxiliar a organização através da construção de um sistema assente numa metodologia equilibrada e equitativa para que o desempenho de qualquer colaborador da organização possa ser avaliado por padrões idênticos, considerando contudo os aspectos específicos da sua função.

Mantendo a flexibilidade e a simplicidade como características importantes, utiliza o catálogo de competências definido e caracterizado por cada empresa.

O processo ocorre de acordo com um conjunto de fases seleccionadas pela empresa para cada um dos diferentes tipos de avaliação possíveis (Tradicional, de Chefias, de Equipas, no Final de Contrato, no Final do Período Experimental).

O controlo de execução das fases e dos ciclos (anuais, semestrais, etc.) é suportado por um sistema de alertas.

As Fases possíveis no processo são as seguintes:

- Construção de Modelos

- Criação de Fichas

- Auto Avaliação

- Avaliação pela Chefia

- Reunião Conjunta

- Cálculo e Harmonização

- Aprovação

Importa ainda referir que, quer na definição/construção dos modelos quer na definição/construção das fichas, garantimos a maior flexibilidade possível já que a empresa pode optar por fixar ou disponibilizar às chefias a caracterização dos objectivos e/ou competências a considerar para cada período de avaliação e atribuir pesos diferentes por áreas, objectivos e competências.

SELF-SERVICE

Este módulo é constituído por software em ambiente “browser” (através de Intranet) que tem como objectivo disponibilizar um conjunto de funcionalidades para os empregados individualmente, para as respectivas chefias e para os responsáveis da área de Recursos Humanos, com acesso controlado através do seu perfil utilizador/password.

É um módulo transversal a toda a aplicação dado que tem componentes específicas de cada área, componentes essas que são instaladas/disponibilizadas consoante os módulos que estão instalados.

Para as tarefas cuja natureza o requeira está disponível um processo de WorkFlow que permite controlar a sequência de acções inerentes à execução de uma determinada tarefa (por exemplo a autorização de realização de Horas Extra, a autorização da inscrição na Bolsa de Formação, o preenchimento de Inquéritos, etc.).

SALÁRIOS

O Processamento de Salários calcula o Valor Bruto das Remunerações de acordo com as regras da Empresa e apura os respectivos Descontos Legais, tendo em consideração:

- A parametrização definida para a Empresa

- A Estrutura de Cálculo (parametrização dos Códigos de Remuneração, Regras de Cálculo – Automatismos, tabela IRS)

O sistema prevê o tratamento de diferentes tipos de vínculos contratuais, como por exemplo:

- Efectivos

- Contratos a Termo Incerto

- Contratos a Termo Certo

- Avençados

- Pré Reformados

- Etc.

Sindicato Existem os seguintes Tipos de Processamento:

- Total

- Parcial, com Selecção de Empregados

É possível considerar diferentes Períodos de Pagamento no mês (mais do que um processamento mensal) e efectuar Processamentos Especiais em separado (por exemplo: processar os Reformados e depois os Activos).

Valores Fixos

As remunerações de carácter fixo podem ser criadas por actualização manual ou automaticamente de acordo com regras de cálculo definidas.

Deste modo, pode ser por exemplo apurado o Valor do Vencimento Base em função de uma tabela de Índices ou de Níveis de Remuneração.

Do mesmo modo podem ser calculados os valores de Isenção Horário e/ou de Subsídio de Turno em função do valor do Vencimento.

Enquanto se mantiverem sem alteração, estes valores serão processados automaticamente.

Variáveis

Possibilita a recolha de movimentos variáveis necessários ao processamento sendo indicados os seguintes dados:

- Data do Movimento

- Tipo de Remuneração (Código)

- Quantidade ou Valor a processar

Pode ser indicado um Centro de Custo e/ou Projecto prioritário relativamente ao do Empregado.

HORAS EXTRA

Com base na indicação do período (Data, Hora Início e Hora Fim) o sistema apura a Quantidade de Horas Extra e classifica-as, tendo em consideração:

- Horário de Trabalho do Empregado, incluindo a definição dos Períodos de Trabalho diários,

- Calendário com identificação dos Feriados Nacionais e Municipais (em função do Local Trabalho do Empregado),

- As Quantidades apuradas são classificadas em:

- Diurnas e Nocturnas,

- Primeiras, Segundas e Restantes.

É efectuado o controlo Limite Máximo do Ano de acordo com a indicação em parâmetro.

Pode ser indicado um Centro de Custo e/ou Projecto prioritário relativamente ao do Empregado
O processamento de vencimentos tem em conta os movimentos calculados para as Quantidades de Horas já classificadas.

Esta funcionalidade encontra-se igualmente disponível no Módulo de Ponto (Gestão de Tempos) se este se encontrar instalado.

ABSENTISMO

Com base na indicação do período (Data/Hora Início e Data/Hora Fim) o sistema apura em Dias ou em Horas os tempos de ausência verificados, tendo em consideração:

- Horário de Trabalho do Empregado, incluindo a definição dos Períodos de Trabalho diários,

- Calendário com identificação dos Feriados Nacionais e Municipais (em função do Local Trabalho do Empregado),

- O motivo da ausência é indicado através da atribuição de um Código.

Pode ser indicado um Centro de Custo e/ou Projecto prioritário relativamente ao do Empregado

O processamento de vencimentos tem em conta os movimentos calculados para os Dias ou Horas de ausência, classificados com o respectivo Motivo.

Esta funcionalidade encontra-se igualmente disponível no Módulo de Ponto (Gestão de Tempos) se este se encontrar instalado.

CONTAS CORRENTES

A abertura de uma Conta Corrente destina-se a efectuar a Gestão de Valores em dívida pelo Empregado (Empréstimos, Descontos Judiciais ou outros).

Além da indicação do Valor em dívida e da Data Início é definido o modo de apuramento das prestações a deduzir ao Empregado (Número de Prestações, Percentagem ou Valor Fixo).

Todos os meses o Saldo é actualizado de acordo com o valor da Prestação processada.

O sistema controla mensalmente o Saldo entre o Valor Inicial e o acumulado das Prestações já efectuadas, bloqueando automaticamente a Conta Corrente quando o Saldo é nulo ou quando atingir uma Data Termo previamente indicada.

Uma Conta Corrente pode ser Suspensa durante um período definido pelo utilizador.

O Valor da Prestação pode ser duplicado por exemplo com o Pagamento do Subsídio de Férias ou de Natal.

O motivo do empréstimo é indicado através da atribuição de um Código.

Pode ser indicado um Centro de Custo prioritário relativamente ao do Empregado

O processamento de vencimentos tem em conta os movimentos relativos às Prestações calculadas, classificadas com o respectivo Motivo.

DESLOCAÇÕES

O processamento de vencimentos tem em conta os movimentos relativos às Ajudas de Custo, Outros Valores e Adiantamentos, classificados com o respectivo Motivo.

São emitidos mapas de análise de custos em função dos critérios de classificação que se encontrem parametrizados.

Ajudas de Custo

Com base na indicação do período da Deslocação (Data/Hora Início e Fim) o sistema calcula o Valor das Ajudas de Custo tendo em consideração:

- Tipo de Ajuda de Custo – Nacional ou Estrangeira

- Escalão de Vencimento do Empregado

- Categoria do Empregado (verifica se é Director)

- Tipo de Acompanhamento (verifica se o pagamento é efectuado por escalão superior)

- Taxa prioritária, neste caso esta % sobrepõe-se à % calculada

Os valores calculados são separados de modo a identificar os valores Isentos e Não Isentos de IRS.

Pode ser indicado um Centro de Custo e/ou Projecto prioritário relativamente ao do Empregado.

Outros Valores

Podem ser comunicados os seguintes valores:

- Alojamento,

- Alimentação,

- Transporte,

- Quilómetros.

Adiantamentos

Os adiantamentos podem ser comunicados directamente ou calculados automaticamente atendendo às regras de cálculo das Ajudas de Custo.

Pode ser indicado um Centro de Custo e/ou Projecto prioritário relativamente ao do Empregado.

RETROACTIVOS

As decisões estratégicas nas empresas são cada vez mais determinadas por lapsos de tempo reduzidos, resultantes do clima organizacional de incerteza que caracteriza os nossos dias.

Com base neste pressuposto, é corrente tomarem-se decisões que afectam as remunerações dos colaboradores com efeitos retroactivos.

A aplicação procura responder a estas alterações de forma dinâmica e sem necessidade de intervenção do utilizador, baseada num conjunto de parâmetros que integram as regras da empresa quanto ao funcionamento desta área.

Assim, apurar retroactivos apenas para um colaborador, para um conjunto de colaboradores (por exemplo: por Sindicato) ou para a totalidade, deixa de ser um problema, constituindo-se antes como uma ferramenta auxiliar que disponibiliza as diferenças detectadas de forma simples e eficaz